sexta-feira, 31 de maio de 2013

Escultura Nepalesa Kubera

Escultura de cobre dourado figura de Kubera
Nepal
século XVIII
12 cm.
Kubera (sânscrito: कुबेर, Pali / depois sânscrito: Kuvera) também escrito Kuber, é o Senhor da riqueza e do deus-rei dos Yakshas semi-divinos da mitologia Hindu. Ele é considerado como o regente do Norte (Dik-pala) e um protetor do mundo (Lokapala) Senhor de inúmeras espécies semi-divinos é o dono dos tesouros do mundo. Kubera é frequentemente descrito como um homem gordo, adornado com jóias e carregando um pote de dinheiro ou sacola com dinheiro.

Originalmente descrito como o chefe de espíritos malignos em textos védicos da época, Kubera adquiriu o status de um Deva (deus) nos Puranas e os épicos hindus. As escrituras descrevem que Kubera, uma vez excluída Lanka, mas foi destronado por seu meio-irmão demônio Ravana, que mais tarde se estabeleceu na cidade de Alaka no Himalaia. Descrições da "glória" e "esplendor" da cidade de Kubera são encontrados em muitas escrituras.

Kubera também foi assimilado na budistas e jainistas panteões. No budismo, ele é conhecido como Vaisravana, o patronímico usado do Hindu Kubera e também é equiparado com Pañcika, enquanto que no jainismo, ele é conhecido como Sarvanubhuti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário